sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gincana do Programa Aprende Brasil

No dia 26 de setembro, os alunos dos 5º anos matutino e vespertino participaram da Gincana do Programa Aprende Brasil, realizado pela Secretaria de Educação e o Sistema de Ensino aprende Brasil. Gostaríamos de agradecer a todos os nossos alunos e professores que participaram em nome da Escola Lizamara.




quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Tangram na matemática



Sabe - se que para estimular a aprendizagem do aluno, é preciso despertar sua curiosidade e encontrar formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, e nesse aspecto o Tangram se encaixa muito bem, os alunos podem confeccionar em sala de aula o Tangram e realizarem diversas atividades a parti do direcionamento da professora.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):

Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
(BRASIL, 1998, p. 46).

Para isto utiliza-se o Tangram, um quebra-cabeça chinês muito antigo, composto de 7 peças que permitem explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver habilidades imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geometria.


  OBJETIVO GERAL
Conhecer a origem do tangram, saber identificar e trabalhar com Tangram com atividades da disciplina de matemática.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a lenda do Tangram;
Reconhecer um Tangram;
Identificar as peças de um Tangram;
Construir figuras diversas através do Tangram;
Compreender a regra básica do jogo, em que cada figura formada deva incluir as sete peças;
Incentivar a participação do aluno em atividades conjuntos, para o desenvolvimento da capacidade de ouvir e de respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de idéias, como fonte de aprendizagem para o mesmo fim;
Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico na resolução de problemas, coordenação motora e habilidades, na utilização dos materiais a serem usados;
Trabalhar o raciocínio;
Realizar jogos com o Tangram usando a matemática;


 RECURSOS UTILIZADOS:
 Para realizar este projeto utilizamos de materiais pedagógicos como: Livro de matemática; Tesoura; Cola; Régua; Papel cartaz; EVA; Lápis preto: Borracha; Folha sulfite;


 5º ano C e D
Professoras: Ana Paula Zarth
Bolsista: Elaine Rodrigues de Brito
Tempo de duração:  08 dias (13 aulas)








Lendo e compreendendo o mundo através da leitura



Devido à dificuldade dos estudantes de entenderem o que leem, optou-se por este projeto. Ele visa desenvolver no aluno a capacidade de perceber a mensagem implícita e explícita contida no texto, além de avaliar o grau de dificuldade na atividade proposta.  Também será mostrado a eles, alguns meios que podem ser usados para descreverem  os seus entendimentos da leitura, ou seja: desenhando ou escrevendo.  O texto apresentado é de autoria  de  Stanislaw Ponte Preta.

É preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A principal delas  é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão consequências natural dessa ação. Por conta desta concepção equivocada a escola vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades para compreender o que tentam ler (BRASIL, 2001).


     OBJETIVO GERAL

 Promover meios para que  os alunos  assimilem a mensagem implícita em um texto, identificando  palavras desconhecidas durante a leitura e buscando seus significados no dicionário. Mostrar aos estudantes que, no trabalho em grupo, deve haver cooperação e respeito e que as opiniões dos colegas devem ser acatadas para se chegar a um objetivo em comum.

 É durante a interação que o leitor mais inexperiente compreende o texto: não é durante a leitura silenciosa, nem durante a leitura em voz alta, mas durante a conversa sobre os aspectos relevantes do texto. Muitos aspectos que o aluno sequer percebeu ficam salientes nessa conversa, muitos pontos que ficaram obscuros são iluminados na construção conjunta da compreensão ( BRASIL, 2010 apud KLEIMAN, 1993, p.71).

 
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Falar com fluência;
  • Promover a cooperação;
  • Instigar a curiosidade;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Trabalhar o respeito;
  • Leitura de texto;
  • Interpretação de texto, na forma escrita e desenho;
  • Desenvolver atividades em grupo.
  • Trabalhar com dicionário;
  • Conhecer novas palavras;
  • Desenvolver a criatividade.


 5ª ano
Bolsista: Sonia Maria Destefani
Professoras: Maria Luzinete de Mota Manzano
Tempo de duração: 6 aulas







A importância da alimentação diversificada



Esse projeto teve como objetivo sensibilizar, e conscientizar sobre a importância de um alimentação saudável adquirindo o hábito de fazer consumo de alimentos diversificados para uma vida saudável.

 OBJETIVOS
 - Valorizar uma boa alimentação.
- Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
- Saber adequar a alimentação às suas necessidades.
- Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções.
- Montar um cardápio semanal.
- Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios.
- Adquirir hábitos de boa alimentação.
- Prevenir-se das doenças transmitidas por alimentos.
- Identificar alguns tipos de dietas.
 
RECURSOS UTILIZADOS
 Livro didático, revista do programa Agrinho, quadro, canetão, sulfite, dicionário, cola, tesoura, lápis de cor.
 
RESULTADOS ESPERADOS
 Que os educando perceba sobre os diferentes tipos de gêneros textuais, sensibilizando-os da importância de uma alimentação saudável.

 IMPACTOS PRODUZIDOS
 Percebeu-se com esse trabalho que os alunos tiveram melhor entendimento, desempenho, participação, envolvimento e entendimento da importância dos alimentos para termos uma vida saudável. 

Turmas: A B e C
Série: 4° ano
Professoras: Dina Maria Barbosa
                    Nair Aparecida dos Santos
                    Bolsista: Marcela da Silva Santos
Tempo: 12 Aulas