No dia 26 de setembro, os alunos dos 5º anos matutino e vespertino participaram da Gincana do Programa Aprende Brasil, realizado pela Secretaria de Educação e o Sistema de Ensino aprende Brasil. Gostaríamos de agradecer a todos os nossos alunos e professores que participaram em nome da Escola Lizamara.
A EMEB Jardim Imperial foi inaugurada em 04/02/2000, para atender os alunos em idade escolar do 1° ao 5° ano. No ano de 2007, a comunidade escolar juntamente com a APM, presta uma homengem à Professora e Secretária de Educação e Cultura, na época, Rosa Oliva de Almeida Assim, mediante Projeto de Lei, o prefeito Nilson Aparecido Leitão, sancionou a Lei n° 977/2000 de 24/07/2007, que denominou esta instituição escolar "Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida Oliva de Almeida".
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Tangram na matemática
Sabe
- se que para estimular a aprendizagem do aluno, é preciso despertar sua curiosidade
e encontrar formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, e nesse
aspecto o Tangram se encaixa muito bem, os alunos podem confeccionar em sala de
aula o Tangram e realizarem diversas atividades a parti do direcionamento da
professora.
Segundo
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Os jogos constituem uma forma interessante de propor
problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e
favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de
soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os
erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas
de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
(BRASIL, 1998, p. 46).
Para
isto utiliza-se o Tangram, um quebra-cabeça chinês muito antigo, composto de 7
peças que permitem explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver
habilidades imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geometria.
OBJETIVO GERAL
Conhecer
a origem do tangram, saber identificar e trabalhar com Tangram com atividades
da disciplina de matemática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer
a lenda do Tangram;
Reconhecer
um Tangram;
Identificar
as peças de um Tangram;
Construir
figuras diversas através do Tangram;
Compreender
a regra básica do jogo, em que cada figura formada deva incluir as sete peças;
Incentivar
a participação do aluno em atividades conjuntos, para o desenvolvimento da
capacidade de ouvir e de respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o
intercâmbio de idéias, como fonte de aprendizagem para o mesmo fim;
Promover
o desenvolvimento do raciocínio lógico na resolução de problemas, coordenação
motora e habilidades, na utilização dos materiais a serem usados;
Trabalhar
o raciocínio;
Realizar
jogos com o Tangram usando a matemática;
RECURSOS UTILIZADOS:
Para realizar este projeto utilizamos de materiais
pedagógicos como: Livro de matemática; Tesoura; Cola; Régua; Papel cartaz; EVA;
Lápis preto: Borracha; Folha sulfite;
5º ano C e D
Professoras:
Ana Paula Zarth
Bolsista:
Elaine Rodrigues de Brito
Tempo
de duração: 08 dias (13 aulas)
Lendo e compreendendo o mundo através da leitura
Devido à dificuldade dos estudantes de entenderem o que
leem, optou-se por este projeto. Ele visa desenvolver no aluno a capacidade de
perceber a mensagem implícita e explícita contida no texto, além de avaliar o
grau de dificuldade na atividade proposta. Também será mostrado a eles, alguns meios que
podem ser usados para descreverem os seus
entendimentos da leitura, ou seja: desenhando ou escrevendo. O texto apresentado é de autoria de
Stanislaw Ponte Preta.
É
preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A
principal delas é a de que ler é
simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão
consequências natural dessa ação. Por conta desta concepção equivocada a escola
vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer
texto, mas com enormes dificuldades para compreender o que tentam ler (BRASIL,
2001).
OBJETIVO
GERAL
Promover meios para que os alunos assimilem a mensagem implícita em um texto,
identificando palavras desconhecidas
durante a leitura e buscando seus significados no dicionário. Mostrar aos estudantes
que, no trabalho em grupo, deve haver cooperação e respeito e que as opiniões
dos colegas devem ser acatadas para se chegar a um objetivo em comum.
É durante a interação que o leitor mais
inexperiente compreende o texto: não é durante a leitura silenciosa, nem
durante a leitura em voz alta, mas durante a conversa sobre os aspectos
relevantes do texto. Muitos aspectos que o aluno sequer percebeu ficam
salientes nessa conversa, muitos pontos que ficaram obscuros são iluminados na
construção conjunta da compreensão ( BRASIL, 2010 apud KLEIMAN, 1993, p.71).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Falar com fluência;
- Promover a cooperação;
- Instigar a curiosidade;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Trabalhar o respeito;
- Leitura de texto;
- Interpretação de texto, na forma escrita e desenho;
- Desenvolver atividades em grupo.
- Trabalhar com dicionário;
- Conhecer novas palavras;
- Desenvolver a criatividade.
5ª ano
Bolsista: Sonia Maria Destefani
Professoras: Maria Luzinete de Mota Manzano
Tempo de duração: 6 aulas
A importância da alimentação diversificada
Esse projeto teve como objetivo sensibilizar, e
conscientizar sobre a importância de um alimentação saudável adquirindo o
hábito de fazer consumo de alimentos diversificados para uma vida saudável.
OBJETIVOS
- Valorizar uma boa alimentação.
- Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
- Saber adequar a alimentação às suas necessidades.
- Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções.
- Montar um cardápio semanal.
- Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus
benefícios.
- Adquirir hábitos de boa alimentação.
- Prevenir-se das doenças transmitidas por alimentos.
- Identificar alguns tipos de dietas.
RECURSOS UTILIZADOS
Livro didático, revista do programa Agrinho, quadro,
canetão, sulfite, dicionário, cola, tesoura, lápis de cor.
Que os educando perceba sobre os diferentes tipos de gêneros
textuais, sensibilizando-os da importância de uma alimentação saudável.
IMPACTOS PRODUZIDOS
Percebeu-se com esse trabalho que os alunos tiveram melhor
entendimento, desempenho, participação, envolvimento e entendimento da
importância dos alimentos para termos uma vida saudável.
Turmas: A B e C
Série: 4° ano
Professoras: Dina Maria Barbosa
Nair Aparecida dos Santos
Bolsista: Marcela da Silva Santos
Tempo: 12 Aulas
Assinar:
Postagens (Atom)