quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ensinando a tabuada com a utilização do lúdico - Competições Inter-Classes







Um dos grandes problemas enfrentados pelos professores no ensino da matemática entre os alunos de 4º anos e 4ª séries, está relacionada com a tabuada. Os alunos não conseguem assimilar a tabuada.
Através dessa dificuldade de aprendizagem, nós ( gestores e professores) resolvemos por em prática o projeto aqui mencionado, com o envolvimento da competição e o lúdico, pois somos sabedores que a utilização de competição no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, funcionando como um impulso natural da criança, transformando a aprendizagem numa forma prazerosa e motivadora do saber. A criança através de competições obtém prazer e realiza esforço espontâneo e voluntário para atingir o seu objetivo.
O lúdico influência muito no desenvolvimento da criança e é através das competições que a criança aprende a agir, a sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e do raciocínio lógico.
A participação em competições contribui para formação de atitudes sociais: o respeito mútuo, a cooperação, a obediência, às regras, o senso de responsabilidade, a iniciativa pessoal e grupal.
Enfim, o ensino utilizando meios lúdicos cria um ambiente gratificante e atraente servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário