sexta-feira, 20 de setembro de 2013

OBSERVAÇÕES DA APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM PROJETO DE ENSINO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Durante  a  aplicação  do  projeto  em  sala  de  aula  através  da  observação
participante, foi possível analisar os graus de dificuldade que alguns alunos tinham
em  acompanhar  a  turma;  dentre  eles:  copiar  exercícios  no  quadro,  se  inteirar  nos
assuntos onde a professora abria espaço para a fala de suas experiências com o
tema abordado, respostas em atividades passadas, leitura em grande grupo, etc.

Após  um  período  de  observações,  anotações  em  caderno  de  campo,
juntamente  com  o  resultado  da  avaliação  diagnóstica,  passada  em  uma  primeira
instância, comprovou-se que alguns alunos, tinham maior dificuldade em relação aos
demais.
Após tudo isto, juntamente com a professora, passamos a acompanhar mais de
perto cada passo que estes alunos davam.
De  forma  solidária,  gentil  e  paciente  estes  alunos  foram  acompanhados
insistentemente,  sem  nem  mesmo  perceberem.  Com  esta  percepção  pode-se
concluir que não tem como se  usar um único método em uma sala de aula,  pois,
nenhum aluno é igual ao outro, cada um tem o seu tempo.  Felippe explica melhor
esta concepção com um exemplo bem simples;
[...] as uvas tem pontos de maturação diversos e inúmeras vezes observamos
que  num  só  cacho  encontramos  grãos  verdes  ao  lado  de  grãos  maduros
totalmente  ou  quase  maduros.  Assim  [...]  os  espaços  educativos[...]  tem
pontos de maturação diversos
(FELIPPE, 2001 p.37).
Mesmo  depois  do  término  do  projeto  “alimentação  Saudável”  continuou-se  o
trabalho  com  estes  alunos,  visto  que  percebeu-se  um  desenvolvimento,  em
particular  quanto  a  aprendizagem,  quando  o  trabalho  pedagógico  utilizou-se  da
metodologia  de  projeto.  Empregando  a  musicalização,  demos  entrada  ao  tema
principal do projeto,  cantando juntamente  com os alunos os nomes das frutas que
eles  conheciam  e  após,  criação  de  fantoches  com  palitos  de  picolé  feitos  pelos
próprios alunos, com o objetivo de trabalhar a coordenação motora, e incentivar a
criação em forma de desenho.

Autor(a):Jéssica Simone Galdino Schaefer

Coautores(as):Vanis Salete Serafini, Sônia Maria Destefani, Erika Carolina Matias Lucatelli.

3º ano A




Nenhum comentário:

Postar um comentário