Durante a aplicação do projeto em sala de aula através da observação
participante, foi possível analisar os graus de dificuldade que alguns alunos tinham
em acompanhar a turma; dentre eles: copiar exercícios no quadro, se inteirar nos
assuntos onde a professora abria espaço para a fala de suas experiências com o
tema abordado, respostas em atividades passadas, leitura em grande grupo, etc.
Após um período de observações, anotações em caderno de campo,
juntamente com o resultado da avaliação diagnóstica, passada em uma primeira
instância, comprovou-se que alguns alunos, tinham maior dificuldade em relação aos
demais.
Após tudo isto, juntamente com a professora, passamos a acompanhar mais de
perto cada passo que estes alunos davam.
De forma solidária, gentil e paciente estes alunos foram acompanhados
insistentemente, sem nem mesmo perceberem. Com esta percepção pode-se
concluir que não tem como se usar um único método em uma sala de aula, pois,
nenhum aluno é igual ao outro, cada um tem o seu tempo. Felippe explica melhor
esta concepção com um exemplo bem simples;
[...] as uvas tem pontos de maturação diversos e inúmeras vezes observamos
que num só cacho encontramos grãos verdes ao lado de grãos maduros
totalmente ou quase maduros. Assim [...] os espaços educativos[...] tem
pontos de maturação diversos (FELIPPE, 2001 p.37).
Mesmo depois do término do projeto “alimentação Saudável” continuou-se o
trabalho com estes alunos, visto que percebeu-se um desenvolvimento, em
particular quanto a aprendizagem, quando o trabalho pedagógico utilizou-se da
metodologia de projeto. Empregando a musicalização, demos entrada ao tema
principal do projeto, cantando juntamente com os alunos os nomes das frutas que
eles conheciam e após, criação de fantoches com palitos de picolé feitos pelos
próprios alunos, com o objetivo de trabalhar a coordenação motora, e incentivar a
criação em forma de desenho.
Autor(a):Jéssica Simone Galdino Schaefer
Coautores(as):Vanis Salete Serafini, Sônia Maria Destefani, Erika Carolina Matias Lucatelli.
3º ano A
A EMEB Jardim Imperial foi inaugurada em 04/02/2000, para atender os alunos em idade escolar do 1° ao 5° ano. No ano de 2007, a comunidade escolar juntamente com a APM, presta uma homengem à Professora e Secretária de Educação e Cultura, na época, Rosa Oliva de Almeida Assim, mediante Projeto de Lei, o prefeito Nilson Aparecido Leitão, sancionou a Lei n° 977/2000 de 24/07/2007, que denominou esta instituição escolar "Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida Oliva de Almeida".
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