Sabe
- se que para estimular a aprendizagem do aluno, é preciso despertar sua curiosidade
e encontrar formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, e nesse
aspecto o Tangram se encaixa muito bem, os alunos podem confeccionar em sala de
aula o Tangram e realizarem diversas atividades a parti do direcionamento da
professora.
Segundo
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Os jogos constituem uma forma interessante de propor
problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e
favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de
soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os
erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas
de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
(BRASIL, 1998, p. 46).
Para
isto utiliza-se o Tangram, um quebra-cabeça chinês muito antigo, composto de 7
peças que permitem explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver
habilidades imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geometria.
OBJETIVO GERAL
Conhecer
a origem do tangram, saber identificar e trabalhar com Tangram com atividades
da disciplina de matemática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer
a lenda do Tangram;
Reconhecer
um Tangram;
Identificar
as peças de um Tangram;
Construir
figuras diversas através do Tangram;
Compreender
a regra básica do jogo, em que cada figura formada deva incluir as sete peças;
Incentivar
a participação do aluno em atividades conjuntos, para o desenvolvimento da
capacidade de ouvir e de respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o
intercâmbio de idéias, como fonte de aprendizagem para o mesmo fim;
Promover
o desenvolvimento do raciocínio lógico na resolução de problemas, coordenação
motora e habilidades, na utilização dos materiais a serem usados;
Trabalhar
o raciocínio;
Realizar
jogos com o Tangram usando a matemática;
RECURSOS UTILIZADOS:
Para realizar este projeto utilizamos de materiais
pedagógicos como: Livro de matemática; Tesoura; Cola; Régua; Papel cartaz; EVA;
Lápis preto: Borracha; Folha sulfite;
5º ano C e D
Professoras:
Ana Paula Zarth
Bolsista:
Elaine Rodrigues de Brito
Tempo
de duração: 08 dias (13 aulas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário