quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Tangram na matemática



Sabe - se que para estimular a aprendizagem do aluno, é preciso despertar sua curiosidade e encontrar formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, e nesse aspecto o Tangram se encaixa muito bem, os alunos podem confeccionar em sala de aula o Tangram e realizarem diversas atividades a parti do direcionamento da professora.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):

Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
(BRASIL, 1998, p. 46).

Para isto utiliza-se o Tangram, um quebra-cabeça chinês muito antigo, composto de 7 peças que permitem explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver habilidades imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geometria.


  OBJETIVO GERAL
Conhecer a origem do tangram, saber identificar e trabalhar com Tangram com atividades da disciplina de matemática.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a lenda do Tangram;
Reconhecer um Tangram;
Identificar as peças de um Tangram;
Construir figuras diversas através do Tangram;
Compreender a regra básica do jogo, em que cada figura formada deva incluir as sete peças;
Incentivar a participação do aluno em atividades conjuntos, para o desenvolvimento da capacidade de ouvir e de respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de idéias, como fonte de aprendizagem para o mesmo fim;
Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico na resolução de problemas, coordenação motora e habilidades, na utilização dos materiais a serem usados;
Trabalhar o raciocínio;
Realizar jogos com o Tangram usando a matemática;


 RECURSOS UTILIZADOS:
 Para realizar este projeto utilizamos de materiais pedagógicos como: Livro de matemática; Tesoura; Cola; Régua; Papel cartaz; EVA; Lápis preto: Borracha; Folha sulfite;


 5º ano C e D
Professoras: Ana Paula Zarth
Bolsista: Elaine Rodrigues de Brito
Tempo de duração:  08 dias (13 aulas)








Nenhum comentário:

Postar um comentário