Um dos grandes desafios que permeiam o ambiente escolar na atualidade, é o de alfabetizar os educandos dos anos iniciais do ensino fundamental. Essa ação não inclui apenas a leitura e a escrita, mas de forma pontual a interpretação e compreensão daquilo que o aluno escreve e lê. Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), definiram quatro níveis da alfabetização: Nível 1: Pré-Silábico;
Nível 2:Silábico; Nível 3: Silábico Alfabético; Nível 4: Alfabético.
Dessa compreensão, elencou-se no primeiro momento a temática da alimentação, que culminou na escolha do tema do projeto, pois este tema transversal, possibilitou que o trabalho pedagógico ocorresse de forma interdisciplinar, rompendo-se assim com a visão fragmentada do conhecimento.
Assim, os pressupostos metodológicos do projeto de ensino, orientaram pontualmente a prática educativa e a aquisição de saberes a respeito do: conhecimento de mundo; do sujeito; do campo teórico e a relação inter disciplinar.
Utilizou-se de diversos recursos, entre eles: as brincadeiras, o alfabeto móvel, o alfabeto silábico alfabético, jogos pedagógicos de computador para a alfabetização, fantoches e dedoches das frutas e avental para contar histórias, quebra- cabeças, massinha de modelar, teatro, cartazes, listagens, cruzadinhas, livros de histórias infantis, e CDS com músicas e filmes infantis .
Dentre as práticas citadas, percebeu-se que a de maior relevância para a prática da alfabetização, foi o trabalho de fantoches e dedoches, visto que foi dada a oportunidade aos alunos de participarem efetivamente na confecção destes, e vivenciaram a prática da leitura através do reconto de histórias, como também puderam elaborar pequenos textos, enriquecendo e ampliando a oralidade e a escrita.
O projeto de ensino, orientou a intervenção e mediação pedagógica, na construção dos primeiros saberes sistemáticos, que se dão na escrita e leitura, concomitante à construção de uma relação crítica e epistemológica, com o objeto cognoscível. A medida que o aluno compreende, consegue significar sua própria prática e produzir novos conhecimentos. Nesse sentido, para cumprir os objetivos propostos, articulou-se a aprendizagem e o estudo da linguagem oral e escrita, com os educandos do primeiro ano do ensino fundamental, pelo período de trinta dias.
1º ano B
Autor(a):Rosilda Maria Socorro de Souza
Coautores(as): Zilda Aparecida Moreira ( professora titular da sala)
Simone Emi Kovasoko
Sonia Regina Rodrigues
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