segunda-feira, 23 de setembro de 2013

As frutas na alimentação

Um dos grandes desafios que permeiam o ambiente escolar na atualidade, é o de alfabetizar os educandos dos anos iniciais do ensino fundamental. Essa ação não inclui apenas a leitura e  a escrita, mas de forma pontual a interpretação e  compreensão  daquilo  que  o  aluno  escreve  e  lê.   Emília  Ferreiro  e  Ana Teberosky (1985), definiram quatro níveis da alfabetização: Nível 1: Pré-Silábico;
Nível 2:Silábico; Nível 3: Silábico Alfabético; Nível 4: Alfabético.
Dessa  compreensão,  elencou-se  no  primeiro  momento  a  temática  da alimentação,  que  culminou  na  escolha  do  tema  do  projeto,  pois  este  tema transversal,  possibilitou  que  o  trabalho  pedagógico  ocorresse  de  forma interdisciplinar, rompendo-se assim com a visão fragmentada do conhecimento.
Assim,  os  pressupostos  metodológicos  do  projeto  de  ensino,  orientaram pontualmente  a  prática  educativa  e  a  aquisição  de  saberes  a  respeito  do: conhecimento de mundo; do sujeito; do campo teórico e a relação inter disciplinar.
Utilizou-se  de  diversos  recursos,  entre  eles:  as  brincadeiras,  o  alfabeto móvel, o alfabeto silábico alfabético, jogos pedagógicos de computador para a alfabetização, fantoches e dedoches das frutas e avental para contar histórias, quebra-  cabeças, massinha de modelar, teatro, cartazes, listagens, cruzadinhas, livros de histórias infantis, e CDS com músicas e filmes infantis .
Dentre as práticas citadas, percebeu-se que a de maior relevância para a prática da alfabetização, foi o trabalho de fantoches e dedoches, visto que foi dada  a  oportunidade  aos  alunos  de  participarem  efetivamente  na  confecção destes, e vivenciaram a prática da leitura através do reconto de histórias, como também  puderam  elaborar  pequenos  textos,  enriquecendo  e  ampliando  a oralidade e a escrita.
O  projeto  de  ensino, orientou  a intervenção e  mediação pedagógica, na construção dos primeiros saberes sistemáticos, que se dão na escrita e leitura, concomitante à construção de uma relação crítica e epistemológica, com o objeto cognoscível. A medida que o aluno compreende, consegue significar sua própria prática  e  produzir  novos  conhecimentos.  Nesse  sentido,  para  cumprir  os objetivos propostos, articulou-se a aprendizagem e o estudo da linguagem oral e  escrita,  com  os  educandos  do  primeiro  ano  do  ensino  fundamental,  pelo período de trinta dias.

1º ano B
Autor(a):Rosilda Maria Socorro de Souza
Coautores(as): Zilda Aparecida Moreira ( professora titular da sala)






 Simone Emi Kovasoko
Sonia Regina Rodrigues

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