sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MATERIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS

No  desenvolvimento do projeto  “alimentação” os   alunos através das atividades
elaboradas,   desenvolveram  a  leitura,  escrita,  o  que  possibilitou  uma  interatividade
entre  eles,  significativo  na  aprendizagem ,  trazendo  para  as  crianças  o  desafio  de
lidar com a  leitura e a escrita.Para  Maria Izabel da Cunha (1989, p.37 ),  a linguagem
nasce  e  encontra  sua  referência  na  vida  cotidiana,  referindo-se  em  especial  à
realidade que se experimenta e que se partilha com os outros.  É  através dela que
manifestamos a nós mesmos.
Partindo  do  pressuposto  metodológico  material  por  projetos,  as  ações
desenvolvidas tiveram objetivo proporcionar ao aluno,  variadas formas de acesso a
novos conhecimentos sobre os dos alimentos saudáveis. Dessa orientação puderam
identificar,  diferenciar,  classificar  as  frutas,  verduras  e  legumes.  Confeccionaram
atividades  com  fantoches  de  frutas;  com  palito  de  picolé;  trabalhou-se  a  leitura  e
escrita através dos  registros pelo aluno. Por fim organizou-se  um momento para a
degustação de uma salada de fruta.
Na sequência, trabalhou -se com a produção de textos, incentivando a criação
individual e coletiva dos alunos, assim como a produtividade sensório   motora, com
artes,  leitura  e  escrita.Os  objetivos  formativos  perpassados  pela  capacidade  de
compreender  e  produzir  textos  informativos  e  descritivos,  favoreceram  a  aquisição
de novas capacidades na produção das  narrativas, tanto orais como escritas.
Autor(a):Josilene Vasconcelos da Silva Camilo
Coautores(as):Danielle Batista Cardoso, Vera Lucia Rodrigues, Fernanda Aparecida Volpato.
3º ano B





Nenhum comentário:

Postar um comentário