quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lendo e compreendendo o mundo através da leitura



Devido à dificuldade dos estudantes de entenderem o que leem, optou-se por este projeto. Ele visa desenvolver no aluno a capacidade de perceber a mensagem implícita e explícita contida no texto, além de avaliar o grau de dificuldade na atividade proposta.  Também será mostrado a eles, alguns meios que podem ser usados para descreverem  os seus entendimentos da leitura, ou seja: desenhando ou escrevendo.  O texto apresentado é de autoria  de  Stanislaw Ponte Preta.

É preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A principal delas  é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão consequências natural dessa ação. Por conta desta concepção equivocada a escola vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades para compreender o que tentam ler (BRASIL, 2001).


     OBJETIVO GERAL

 Promover meios para que  os alunos  assimilem a mensagem implícita em um texto, identificando  palavras desconhecidas durante a leitura e buscando seus significados no dicionário. Mostrar aos estudantes que, no trabalho em grupo, deve haver cooperação e respeito e que as opiniões dos colegas devem ser acatadas para se chegar a um objetivo em comum.

 É durante a interação que o leitor mais inexperiente compreende o texto: não é durante a leitura silenciosa, nem durante a leitura em voz alta, mas durante a conversa sobre os aspectos relevantes do texto. Muitos aspectos que o aluno sequer percebeu ficam salientes nessa conversa, muitos pontos que ficaram obscuros são iluminados na construção conjunta da compreensão ( BRASIL, 2010 apud KLEIMAN, 1993, p.71).

 
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Falar com fluência;
  • Promover a cooperação;
  • Instigar a curiosidade;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Trabalhar o respeito;
  • Leitura de texto;
  • Interpretação de texto, na forma escrita e desenho;
  • Desenvolver atividades em grupo.
  • Trabalhar com dicionário;
  • Conhecer novas palavras;
  • Desenvolver a criatividade.


 5ª ano
Bolsista: Sonia Maria Destefani
Professoras: Maria Luzinete de Mota Manzano
Tempo de duração: 6 aulas







Nenhum comentário:

Postar um comentário