segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Praticar higiene é viver bem



Educar para higiene corporal visa buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo e de sua realidade, facilitando a apropriação do conhecimento científico a respeito de si mesmo, sobre as condições de vida do lugar onde vive e a importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com ele e o local onde se vivem, ao perceber que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvida ele estará motivado a colocá-los em prática. Isso faz com que o educador seja o mediador, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes os, educadores, percebem certo desconforto nos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar e auto-estima. É neste momento que se devem incentivar e estimular os alunos, propondo uma decisão de consciência no que diz respeito à saúde, à limpeza corporal, à postura em sala de aula, na escola e na comunidade. Para ser saudável se faz necessário também estabelecer bons hábitos, e que esses hábitos nos trazem benefícios. Este Projeto é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, o educador muitas vezes se depara com um grande desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola e da comunidade escolar.


1.      OBJETIVO GERAL

O objetivo principal do Projeto é conscientizar os alunos para o direito à saúde, perceber a importância de exercer o hábito de higiene pessoal, com intuito de ter uma qualidade de vida melhor.



2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
Ø  Identificar, os tipos de higiene (Ambiental, corporal, oral, mental e alimentar.)
Ø  Desenvolver a linguagem oral e corporal.
Ø  Promover a socialização dos alunos através das realizações das tarefas.
Ø  Estimular a concentração e atenção,
Ø  Valorizar sua vida e seu corpo.
Ø  Adquirir noções básicas e fundamentais sobre a higiene para a preservação da saúde.
Ø  Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene.
Ø  Identificar doenças causadas por falta de higiene.
Ø  Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar unhas e
cabelos.
Ø  Adotar hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do
próprio corpo.


Turma: 3° ano C
Professoras: Jocasta Maria Scaniussi
Bolsista do PIBID: Elizangela Cezaria de Oliveira.









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