Avançar nas hipóteses da leitura e escrita, assim como na
construção do raciocínio lógico matemático, através da leitura, contagem e
registro dos números.
Formar grupo para apresentar vários modelos de agenda e
conversar com as crianças sobre para que serve. Deixar as crianças manusear o
material, logo depois perguntar se já viram alguém usando esse material e em
qual situação precisaram fazer isso?
O que fazem se precisar telefonar para um amigo para ir a
sua casa brincar?
Quem possui agenda?
Explicar porque é importante ter registrado o numero do
colega da turma, da escola, caso precise avisar sobre algo importante.
Será que conseguimos guardar o nome e os números dos colegas
na cobeça?
Por isso precisamos de uma agenda para arquivar dados que
depois se precisamos poderemos consultar.
Distribuir retângulos de papel para que os alunos escrevam
seu nome e seu telefone no mesmo, depois a professora explicará que colocaremos
os nomes em ordem alfabética, aproveitar para explicar a necessidade da ordem
do alfabeto para organizar os nomes, que isso facilitará o manuseio.
Cada aluno irá até o cartaz e cola seu nome e numero de
telefone, lê, para os colegas e todos repetem.
Criar oportunidades para que possam refletir sobre a escrita
deles, numero de letras e números telefônicos.
Depois de concluir a lista é hora de registrar na agenda
telefônica já preparada.
Ler a lista organizada pela letra inicial para revisar e
certificar que está correto, localizar as letras que não há nomes para serem
escritos. Dar sugestão aos alunos que pesquise parentes e amigos com as letras
que não foram escritas e preencher com respectivos nomes.
Simular a procura de nome na agenda, a professora dita um
nome, eles procuram e um aluno de cada vez vai até o quadro e registrar o nome
e o numero.
OBJETIVO
GERAL
Utilizar o sistema alfabético de escrita para a agenda telefônica.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Refletir sobre a
ordem alfabética;
Identificar a letra
inicial dos nomes;
Conhecer a utilização
de uma agenda telefônica;
Avançar nas hipóteses
de leitura e escrita;
Desenvolver a
capacidade criadora ao produzir a agenda;
Ler e registrar dados
pessoais para expressar as informações dadas;
Reconhecer o próprio
nome e nome dos colegas como forma de identificação;
Relacionar os nomes
dos colegas em ordem alfabética;
Entender que os nomes
são importantes porque identificar as diferenças entre as pessoas;
Construir na lista
com seu nome e dos colegas;
Ler, contar e
registrar os números telefônicos;
RECURSOS
UTILIZADOS
Agendas, papel,
alfabeto, lápis, borracha, fita, lápis de cor, canetinha.
REFERÊNCIAS
Slade, Peter- O jogo dramático
infantil, Sumus Ed. RJ-1981
Macedo, Joaquim Manuel-
Alfabetização e expressão criadora na escola, in revista brasileira de estudos
pedagógicos v.59 nº- 130 jul/ set. 1973
HTTP: //revista escola. abril.com.
br.
Marinho, Heloisa- Como a criança
aprende a ler, in Revista Brasileira de estudos pedagógicos v.56 1971.
1º ano A
Professoras: Deyse Regina Ferreira
Bolsista: Marcela da Silva Santos
Tempo de duração: 1 semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário