sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Agenda telefônica



Avançar nas hipóteses da leitura e escrita, assim como na construção do raciocínio lógico matemático, através da leitura, contagem e registro dos números. 

Formar grupo para apresentar vários modelos de agenda e conversar com as crianças sobre para que serve. Deixar as crianças manusear o material, logo depois perguntar se já viram alguém usando esse material e em qual situação precisaram fazer isso?
O que fazem se precisar telefonar para um amigo para ir a sua casa brincar?
Quem possui agenda?
Explicar porque é importante ter registrado o numero do colega da turma, da escola, caso precise avisar sobre algo importante.
Será que conseguimos guardar o nome e os números dos colegas na cobeça?
Por isso precisamos de uma agenda para arquivar dados que depois se precisamos poderemos consultar.
Distribuir retângulos de papel para que os alunos escrevam seu nome e seu telefone no mesmo, depois a professora explicará que colocaremos os nomes em ordem alfabética, aproveitar para explicar a necessidade da ordem do alfabeto para organizar os nomes, que isso facilitará o manuseio.
Cada aluno irá até o cartaz e cola seu nome e numero de telefone, lê, para os colegas e todos repetem.
Criar oportunidades para que possam refletir sobre a escrita deles, numero de letras e números telefônicos.
Depois de concluir a lista é hora de registrar na agenda telefônica já preparada.
Ler a lista organizada pela letra inicial para revisar e certificar que está correto, localizar as letras que não há nomes para serem escritos. Dar sugestão aos alunos que pesquise parentes e amigos com as letras que não foram escritas e preencher com respectivos nomes.
Simular a procura de nome na agenda, a professora dita um nome, eles procuram e um aluno de cada vez vai até o quadro e registrar o nome e o numero.
 

  OBJETIVO GERAL
Utilizar o sistema alfabético de escrita para a agenda telefônica.

   OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre a ordem alfabética;
Identificar a letra inicial dos nomes;
Conhecer a utilização de uma agenda telefônica;
Avançar nas hipóteses de leitura e escrita;
Desenvolver a capacidade criadora ao produzir a agenda;
Ler e registrar dados pessoais para expressar as informações dadas;
Reconhecer o próprio nome e nome dos colegas como forma de identificação;
Relacionar os nomes dos colegas em ordem alfabética;
Entender que os nomes são importantes porque identificar as diferenças entre as pessoas;
Construir na lista com seu nome e dos colegas;
Ler, contar e registrar os números telefônicos;




 RECURSOS UTILIZADOS
Agendas, papel, alfabeto, lápis, borracha, fita, lápis de cor, canetinha.


 REFERÊNCIAS

Slade, Peter- O jogo dramático infantil, Sumus Ed. RJ-1981
Macedo, Joaquim Manuel- Alfabetização e expressão criadora na escola, in revista brasileira de estudos pedagógicos v.59 nº- 130 jul/ set. 1973
HTTP: //revista escola. abril.com. br.
Marinho, Heloisa- Como a criança aprende a ler, in Revista Brasileira de estudos pedagógicos v.56 1971.



 1º ano A
Professoras: Deyse Regina Ferreira
Bolsista: Marcela da Silva Santos                   
Tempo de duração: 1 semana









 

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