terça-feira, 1 de outubro de 2013

Aprendizados: práticas de leitura e escrita na era da informática nas séries iniciais.



A prática da leitura tem como finalidade, a preparação de leitores competentes e consequentemente a formação de escritores, pois a possibilidade de produção de textos eficazes tem sua origem na prática da leitura. Ler e escrever são hoje, um dos maiores desafios das escolas, visto que, quando estimulado de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança num mundo letrado. Freire (2006, p. 22) define a importância da leitura e afirma:

Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade.

Percebe-se então, que ler não é somente decifrar códigos linguísticos, é necessária a interpretação e compreensão das palavras. É necessário debater, comparar, entender, influenciar e ser influenciado, é saber ouvir e demonstrar o que pensa.
Nesta perspectiva, sentindo a necessidade da valorização do prazer a leitura, far-se-á utilização de ferramentas tecnológicas, como computadores, para criação de novos e fiéis leitores. 
     
Computadores, bem como, internet, são meios de aprendizagens práticos e são facilmente manuseados pelos alunos, uma vez que, no século XXI, tecnologias fazem parte de suas vidas a todo instante. Portanto, para os alunos, a utilização de meios tecnológicos para ler e escrever, será um método mais prazeroso. 


OBJETIVO GERAL
  Criar formas de incentivo a leitura buscando proporcionar a criança um estreitamento entre o mundo da leitura e o seu, visando através disso sanar as dificuldades e propiciar ao aluno novas descobertas na área de leitura e escrita, utilizando a informática como ferramenta de apoio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 - Estimular o interesse e prazer pela leitura;
-Interpretar textos (oral e escrito);
- Criar histórias;
- Incentivo de leituras em casa com a família;
- Textos, leituras, atividades realizados em grupos;
- Conhecer diferentes gêneros textuais;
- Organizar ideias e manifestar seus pensamentos;
- Desenvolver a criatividade
- Estimular os educandos para que valorizem as ferramentas de mídias existentes no seu âmbito escolar;
- Melhorar a ortografia de palavras;
- Empregar e conhecer pontuações adequadas;
- Ampliar o vocabulário da língua portuguesa.

 
 2º ano C
Professoras: Roseni Maria Pauli e Cintia Alexandra Bandeira Langer.
Bolsista: Franciely Gomes dos Santos Siqueira.
Tempo de duração: 11 dias e 31 aulas.









 

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