A prática da leitura tem como finalidade, a preparação de
leitores competentes e consequentemente a formação de escritores, pois a
possibilidade de produção de textos eficazes tem sua origem na prática da
leitura. Ler e
escrever são hoje, um dos maiores desafios das escolas, visto que, quando
estimulado de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a
utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança num mundo
letrado. Freire (2006, p. 22) define a
importância da leitura e afirma:
Leitura é, basicamente, o ato de perceber e
atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o
momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob
as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma
compreensão particular da realidade.
Percebe-se então, que ler não é somente
decifrar códigos linguísticos, é necessária a interpretação e compreensão das
palavras. É necessário debater, comparar, entender, influenciar e ser
influenciado, é saber ouvir e demonstrar o que pensa.
Nesta perspectiva, sentindo a necessidade da valorização do prazer a leitura, far-se-á
utilização de ferramentas tecnológicas, como computadores, para criação de novos
e fiéis leitores.
Computadores, bem como, internet, são meios de aprendizagens práticos e são facilmente manuseados pelos alunos, uma vez que, no século XXI, tecnologias fazem parte de suas vidas a todo instante. Portanto, para os alunos, a utilização de meios tecnológicos para ler e escrever, será um método mais prazeroso.
Computadores, bem como, internet, são meios de aprendizagens práticos e são facilmente manuseados pelos alunos, uma vez que, no século XXI, tecnologias fazem parte de suas vidas a todo instante. Portanto, para os alunos, a utilização de meios tecnológicos para ler e escrever, será um método mais prazeroso.
OBJETIVO GERAL
Criar formas de incentivo a leitura buscando
proporcionar a criança um estreitamento entre o mundo da leitura e o seu,
visando através disso sanar as dificuldades e propiciar ao aluno novas
descobertas na área de leitura e escrita, utilizando a informática como
ferramenta de apoio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular o interesse e prazer pela leitura;
-Interpretar textos (oral e escrito);
- Criar histórias;
- Criar histórias;
- Incentivo de leituras em casa com a família;
- Textos, leituras, atividades realizados em grupos;
- Conhecer diferentes gêneros textuais;
- Conhecer diferentes gêneros textuais;
- Organizar ideias e manifestar seus
pensamentos;
- Desenvolver a criatividade
- Estimular os educandos para que
valorizem as ferramentas de mídias existentes no seu âmbito escolar;
- Melhorar a ortografia de palavras;
- Empregar e conhecer pontuações adequadas;
- Ampliar o vocabulário da língua portuguesa.
2º ano C
Professoras: Roseni Maria Pauli e
Cintia Alexandra Bandeira Langer.
Bolsista: Franciely Gomes dos
Santos Siqueira.
Tempo de duração: 11 dias e 31
aulas.
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