É um projeto que tem como
principal foco a aprendizagem dos alunos, que eles avancem em seus níveis,
tendo conhecimento da língua escrita e leitura, e construam suas próprias
ideias, e que pensem, através dos jogos direcionados para o aprendizado de cada
aluno.
Possibilitando assim aos alunos
uma maneira mais lúdica, através dos jogos trabalhando a concentração dos
alunos e vendo assim o empenho de cada um pelo aprendizado, que será gradativo.
E através dos jogos vermos qual foi a maior dificuldade dos alunos, se conseguiram
realizar bem os jogos direcionados ou não.
Através dos jogos didáticos
aplicados, teremos noção de como poderemos contribuir a mais para ajudar no
processo de ensino aprendizagem, assim, ajudando os alunos para que avancem e
sejam alfabetizados. Para isso é preciso que através dos jogos consigamos
atrair esses alunos, e que eles tenham um despertar para querer aprender.
Com isso aplicar os jogos de uma
forma que seja direcionada para cada atividade, aonde o professor e alunos se
interajam e se socializem.
Não há possibilidade de
alfabetização sem relação escrita, mundo, escrita, contexto. Há um processo
sócio cultural na gênese dessa aprendizagem. Garcia (1996), afirma:
“A
criança que vive num ambiente estimulante vai construindo prazerosamente seu
conhecimento do mundo. Quando a escrita faz parte do seu universo cultural
também constrói conhecimentos sobre a escrita e sobre a leitura. Ler é
conhecer. Quando mais tarde ela aprender a ler a palavra, já enriquecida por
tantas leituras anteriores, apropriar-se-á de mais instrumento de conhecimento
de mundo.” (p.19).
Quando incentivamos os alunos eles
são capazes de fazer muito mais para aprender, do que quando dizem palavras
negativas, por isso a importância do professor incentivar seu aluno, dar
palavras de animo, fazer com que esse aluno se sinta capaz mesmo quando tenha
alguma dificuldade, trabalhando assim o emocional, é importante o incentivo dos
pais, aonde os pais ajudem também nesse processo, para assim obter um resultado
melhor.
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, T. O jogo e a educação infantil. KISHIMOTO, T.
(org.) – Jogo, brinquedo, brincadeira e
a educação. São Paulo: Cortez, 2003.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização
Possível: reinventando o ensinar e o aprender| Jaqueline Moll. Porto
Alegre: Mediação, 1996.
GARCIA, Regina Leite. Alfabetização
de alunos de classes populares: ainda um desafio. Rio de Janeiro, UFR, Tese
de Doutorado, 1986.
FERREIRO, Emília. Alfabetização
em processo| Emília Ferreiro: (tradução Sara Cunha Lima, Marisa do
Nascimento Paro). – 11. Ed. – São Paulo: Cortez, 1996.
FERREIRO, Emília. Com
todas as letras| Emília Ferreiro; tradução de Maria Zilda Cunha Lopes;
retradução e cotejo de textos Sandra Tabucco Valenzuela. – 8. Ed. – São Paulo:
Cortez,2000. Biblioteca da educação – Série 8- Atualidades em educação – v..2
Série: 3 ano B
Professoras: Vera Lucia Rodrigues
Daisy Maria Vieira Bérgamo
Bolsista: Josilene Vasconcelos da Silva Camilo
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