segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Os jogos didáticos: Um recurso para alfabetização



É um projeto que tem como principal foco a aprendizagem dos alunos, que eles avancem em seus níveis, tendo conhecimento da língua escrita e leitura, e construam suas próprias ideias, e que pensem, através dos jogos direcionados para o aprendizado de cada aluno.  
Possibilitando assim aos alunos uma maneira mais lúdica, através dos jogos trabalhando a concentração dos alunos e vendo assim o empenho de cada um pelo aprendizado, que será gradativo. E através dos jogos vermos qual foi a maior dificuldade dos alunos, se conseguiram realizar bem os jogos direcionados ou não.
Através dos jogos didáticos aplicados, teremos noção de como poderemos contribuir a mais para ajudar no processo de ensino aprendizagem, assim, ajudando os alunos para que avancem e sejam alfabetizados. Para isso é preciso que através dos jogos consigamos atrair esses alunos, e que eles tenham um despertar para querer aprender.
Com isso aplicar os jogos de uma forma que seja direcionada para cada atividade, aonde o professor e alunos se interajam e se socializem. 
 Não há possibilidade de alfabetização sem relação escrita, mundo, escrita, contexto. Há um processo sócio cultural na gênese dessa aprendizagem. Garcia (1996), afirma:

“A criança que vive num ambiente estimulante vai construindo prazerosamente seu conhecimento do mundo. Quando a escrita faz parte do seu universo cultural também constrói conhecimentos sobre a escrita e sobre a leitura. Ler é conhecer. Quando mais tarde ela aprender a ler a palavra, já enriquecida por tantas leituras anteriores, apropriar-se-á de mais instrumento de conhecimento de mundo.” (p.19).

Quando incentivamos os alunos eles são capazes de fazer muito mais para aprender, do que quando dizem palavras negativas, por isso a importância do professor incentivar seu aluno, dar palavras de animo, fazer com que esse aluno se sinta capaz mesmo quando tenha alguma dificuldade, trabalhando assim o emocional, é importante o incentivo dos pais, aonde os pais ajudem também nesse processo, para assim obter um resultado melhor.



REFERÊNCIAS

KISHIMOTO, T. O jogo e a educação infantil. KISHIMOTO, T. (org.) – Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização Possível: reinventando o ensinar e o aprender| Jaqueline Moll. Porto Alegre: Mediação, 1996.

GARCIA, Regina Leite. Alfabetização de alunos de classes populares: ainda um desafio. Rio de Janeiro, UFR, Tese de Doutorado, 1986.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo| Emília Ferreiro: (tradução Sara Cunha Lima, Marisa do Nascimento Paro). – 11. Ed. – São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras| Emília Ferreiro; tradução de Maria Zilda Cunha Lopes; retradução e cotejo de textos Sandra Tabucco Valenzuela. – 8. Ed. – São Paulo: Cortez,2000. Biblioteca da educação – Série 8- Atualidades em educação – v..2



Série: 3 ano B
Professoras: Vera Lucia Rodrigues
                   Daisy Maria Vieira Bérgamo            
Bolsista: Josilene Vasconcelos da Silva Camilo










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