segunda-feira, 25 de maio de 2009

A nossa Escola


PROJETO RECREIO LÚDICO







PROJETO RECREIO LÚDICO

Que o recreio é hora de lanche, lazer e descanso, todos já sabem. A grande proposta é transformar este período num momento lúdico, de maior organização pedagógica. Proporcionar a interação e integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócio-afetivas.
Durante o período de recreio grande número de alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr são as preferidas o que ocasiona acidentes e confusões. Para minimizar esta situação e proporcionar um ambiente mais saudável, o projeto “Recreio Lúdico” vai oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais adequadas ao espaço e ao momento.
Uma vez que nossos alunos estão fazendo o uso inadequado deste período de intervalo com correrias, brincadeiras perigosas de lutas e o famoso jogo de futebol com latinhas e outros objetos perigosos, colocando em risco a sua própria segurança, se faz necessário um projeto que trabalhe a orientação do que se deve ou não fazer neste horário, o que se pode ou não fazer neste horário.
O nosso principal objetivo é proporcionar segurança às crianças, garantindo uma organização no espaço escolar e possibilitando a elas brincadeiras e atividades em grupos com responsabilidade, adotando o diálogo como forma de resolver conflitos e priorizar a cooperação e competição entre as crianças.



PROJETO CIRCO







PROJETO CIRCO

Em virtude de comemorarmos no mês de março o Dia Internacional do Circo (27/03), a E.M.E.B. Lizamara desenvolveu este projeto com os alunos de todas as séries, visando envolve-los com momentos de alegria, emoção, imaginação e fantasia. Os momentos prazerosos oferecidos aos alunos auxiliam no processo de alfabetização, somos sabedores de que o lúdico não é perda de tempo e sim, ganho de qualidade de ensino perante a motivação escolar do educando.
Poucos alunos tem a chance e a oportunidade de assistirem a uma peça teatral ou ir a um circo assistir a uma peça circense. No momento em que realizamos a culminância deste trabalho ( 04/04/09) oportunizamos a integração entre escola e comunidade em geral oferecendo aos mesmos momentos de alegria e magia circense.
Alunos, pais e professores curtiram os momentos, maravilhados em cada uma das apresentações realizadas pelos alunos.

PROJETO BIBLIOTECA






















ATRAVÉS DA LEITURA EU CONHEÇO O MUNDO

Professora : : Santina Aparecida da Silva Belgrovicz


Estando a escola inserida num contexto onde o imperativo social é a biblioteca, é importante analisarmos a relação entre escola e tecnologia, objetivando a construção de uma sociedade em que todos possam estabelecer diálogos em igualdade de condições e capacidade para tomar decisões que levem mudanças futuras da sociedade. Para isso, é necessário a formação de leitores críticos. A educação não é apenas o ato diante o qual um homem informa o outro alguma coisa. Ela é, sobretudo, um sistema mediante o qual através da compreensão se atinge o consenso.
Serão trabalhados os alunos para o desenvolvimento da leitura crítica através da utilização de vários gêneros literários.
Sabendo da importância da leitura para o conhecimento e crescimento intelectual do educando, acreditamos ser necessário que o mesmo tenha o hábito de ler e pesquisar desde a infância.
Assim poderá tornar-se um adulto mais consciente e crítico na sociedade em que vive, capaz de interagir e expressar-se melhor na sociedade.